Palestrantes




Sergio Augusto Soares Mattos 
É escritor, compositor, poeta, jornalista e professor. Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Austin nos Estados Unidos (1982), vem realizando pesquisas sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no Brasil desde a década de 1970. É autor de inúmeros trabalhos acadêmicos, tendo escrito dezenas de artigos, capítulos de livros e livros na área da comunicação publicados no Brasil e no exterior. No campo literário, além de participar de várias antologias poéticas e de ter veiculado sua produção em revistas, jornais e na internet, publicou vários livros individuais. Como compositor/letrista possui, em parceria, várias músicas gravadas por inúmeros interpretes, além de possuir quatro CDs individuais. Como jornalista profissional atuou como editor, além de ter desenvolvido projetos e implantado produtos na mídia regional da Bahia.

Solimar Oliveira Lima 
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1985), é mestre (1993) e doutor (2001) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professor associado da Universidade Federal do Piauí, no Departamento de Ciências Econômicas, no Programa de Pós-Graduação em História e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Pesquisa escravidão colonial e as relações de trabalho contemporâneas, possuindo também experiência acadêmica e profissional na área de Política Social, com ênfase em trabalho e renda, economia solidária e políticas de promoção de igualdade étnico-racial. Pesquisador com militância em Movimentos Sociais e Direitos Humanos.


Cícero de Brito Nogueira
É professor dos cursos de Moda e Jornalismo da Universidade Federal do Piauí. Possui graduação em Arte (2004), especialização em História Cultural e em História da Arte e da Cultura. Sua tese de Mestrado em História (2010) trata sobre o Humor e Cotidiano nas Histórias em Quadrinhos de Arnaldo Albuquerque. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, estética e quadrinho.



 Ana Paula Bomfim
Possui graduação em Direito pela Universidade Católica do Salvador, mestrado em Direito das Relações Internacionais – UNICEUB e especialização em Direito Econômico – UFBA. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Federal do Piauí nas áreas de Direito Comercial, Direito do Trabalho e Direito Internacional. É coordenadora das atividades do GEMPE – Grupo de Estudos sobre Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e do OBSERVATORIO DA PACIFICAÇÂO - Grupo de Estudos sobre Pacificação Social, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão nas áreas de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Acesso à Justiça. Tem experiência na área de Políticas Públicas e Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direitos Humanos e Direito Ambiental.

Denilson Botelho de Deus
  O Prof. Denilson Botelho é graduado em Historia pela Universidade Federal Fluminense, possui Mestrado e Doutorado em Historia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Autor do livro “A pátria que quisera ter era um mito”, é hoje, professor de Historia do Brasil do departamento de Historia e Geografia, assim como do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre historia, imprensa e literatura no Brasil, além de lidera o Grupo de Pesquisa de História Social da Imprensa, Memória e Narrativas.  
 
 
 
Jacqueline Lima Dourado
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. É Chefe de Departamento e professora de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade – COMUM. É pesquisadora da Intercom, no GP: “Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina”. Atualmente, é professora do mestrado em Comunicação Social e Políticas Públicas da UFPI.